
Equipe Confina Brasil
Tradição e profissionalismo atuam em conjunto na pecuária de Rondônia
Confira como foi o segundo dia de visitas da segunda rota do Confina Brasil.

Na primeira semana da segunda rota do Confina Brasil, estamos visitando propriedades em Rondônia, com a missão de fazer o raio-x da pecuária intensiva no país.
Organização e profissionalismo

A pecuária de Rondônia ajuda a contar a história do Bioma Amazônico. Foi lá que na década de 1970, instalou-se a família de Carlos Faria, titular da Agropecuária Virtuosa, em Rio Crespo. Atraídos pelo incentivo de colonização de uma região a desbravar, os Faria venceram os desafios e representam um exemplo de sucesso.
A Fazenda Brasão, unidade da Agropecuária Virtuosa, tem confinamento para 7.200 cabeças e se trata de uma estrutura profissional, bem organizada, que utiliza software de gestão e analisa custos e receita na ponta do lápis.
Sua concepção é resultado de uma consultoria especializada e da visita do empresário a vários projetos da região. A propriedade tem fábrica de ração própria e adquire somente núcleo de terceiros, além de também utilizarem silagem de capim Mombaça. Já o gado, é adquirido no mercado e recebe alta dose de concentrado.
Sistema de parcerias

Na cidade de Ouro Preto do Oeste, visitamos a Fazenda Dom Bosco, da família de Alex Testoni, do Confinamento DB, que também chegou a Rondônia há cerca de meio século. Alex é a segunda geração da família à frente do confinamento, que tem capacidade estática para 5 mil cabeças.
O grupo também tem fábrica de ração própria, cujo desempenho cresce devido à qualidade dos produtos ofertados. Uma outra ponta do investimento é o sistema de parceria, boitel, que também está crescendo. Além disso, há produção própria de silagem, comercializada para produtores de leite da região.
Intensificação da pecuária influenciando a gestão

Em Santa Luzia do Oeste, visitamos outro projeto profissional, que integra a pecuária de corte à agricultura, soja, milho e café, e à piscicultura. Daniel Constance Martins, proprietário da Fazenda Rio Branco, administra um negócio sólido, no qual a pecuária ajuda no fluxo de caixa. Ele engorda animais próprios e de parceiros. Essa estratégia tem apresentado bons resultados e o objetivo é ampliar o boitel.
Intensificação da lavoura refletindo na pecuária

A tecnificação também é o caminho trilhado pelos Irmãos Aleixo, da Fazenda Nova Sorocabana, em nossa parada por São Felipe do Oeste. À frente do negócio desde 2013, eles investem forte em agricultura, com uma área de 3 mil hectares de produção e intensificam a criação de gado.
Ficou claro para eles, desde o início, que o aumento da produtividade era essencial para liberar mais terras para os grãos, e o investimento em confinamento foi a opção escolhida.
Pra você se localizar!

Confira o cronograma da 2ª Rota do Confina Brasil:
26 de julho: Ji-Paraná, Rolim de Moura, Porto Velho (RO)
26 e 27 de julho: Ariquemes, Ouro Preto d'Oeste (RO)
27 de julho: Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, Pimenta Bueno (RO)
28 de julho: Pimenta Bueno (RO)
28 e 29 de julho: Chupinguaia, Vilhena (RO)
30 de julho: Corumbiara, Cerejeiras, Colorado do Oeste (RO)
02 e 03 de agosto: Sapezal (MT)
03 de agosto: Nova Mutum (MT)
04 de agosto: Lucas do Rio Verde, Tapurah (MT)
05 de agosto: Sorriso, Juara (MT)
05 e 06 de agosto: Sinop (MT)
09 de agosto: Guarantã do Norte, Nova Canaã do Norte, Colíder (MT)
09 e 10 de agosto: Matupá (MT)
10 de agosto: Nova Guarita (MT)
12 e 13 de agosto: Santana do Araguaia (PA)
13 de agosto: Casa de Tabua (PA)
16 de agosto: Redenção e Rio Maria (PA)
16, 17 e 19 de agosto: Xinguara (PA)
17 de agosto: Xinguara, Água Azul do Norte (PA)
18 de agosto: Canaã dos Carajás, São Felix do Xingú (PA)
20 de agosto: Palmas (PA)
Quem está conosco nessa jornada?

O Confina Brasil 2021 tem apoio e Patrocínio Ouro das seguintes empresas:
Na cota Prata, contamos com as empresas:
A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.
A jornada continua

A segunda rota só está começando! Vamos viajar por 11 estados, visitar 120 propriedades, além de atualizar de forma remota os confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. No total, o estudo reúne informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.
Para não perder nenhuma novidade do que acontece no dia a dia das nossas equipes, acompanhe a nossa página no Instagram no @confinabrasil e fique ligado. #issoéconfinabrasil.