
Equipe Confina Brasil
Qualidade, conforto dos animais e aproveitamento dos resíduos.
Veja o que marcou a nossa equipe no início da expedição!

Segunda-feira, dia 21 de junho, o Confina Brasil botou o pé na estrada! Foi o primeiro passo da jornada, que tem como objetivo final, mapear o confinamento de bovinos no Brasil até setembro. A nossa missão mal começou e já fomos marcados por bons exemplos de pecuária intensiva do Rio Grande do Sul.
Os terneiros tratados como bebês

A Granja do Limoeiro, em Viamão (RS), foi a nossa primeira parada, a propriedade tem 600 matrizes Angus para produção de terneiros de qualidade. Um dos diferenciais da Limoeiro, é dar uma atenção especial aos terneiros, que recebem suplementação para ter o melhor desenvolvimento possível da sua estrutura corporal. O processo de recria intensiva tem o objetivo de ensinar os terneiros a comer e contribui decisivamente para o desenvolvimento do rúmen.
É algo que chama muita atenção esse cuidado com os terneiros. Eles possuem cama de palha de arroz, que dá conforto para enfrentar o frio e também uma cobertura para ficarem abrigados. Além disso, tudo por aqui é aproveitado e muito cuidado com o manejo do gado, como por exemplo, os dejetos que são reaproveitados e transformados em matéria orgânica para pastagem e lavoura.
Pecuaristas que sabem aproveitar a matéria-prima

O Confinamento Boi Feliz (Alto Feliz/RS) foi a nossa segunda visita. A propriedade é gerenciada por dois irmãos que investem no confinamento há 18 anos e fica em uma região montanhosa, tem 28 hectares e 53 anos de idade. É um confinamento com estrutura de madeira, que fica suspensa e tem capacidade para 200 animais, que são quase todos Angus.
O Confinamento Boi Feliz usa vários ingredientes para alimentar seus animais, além do farelo de soja e silagem de milho, utiliza também bagaço de maçã, caroço de uva e alguns outros. Os animais são comprados na região e seus dejetos são transformados em matéria-prima para irrigação do milho, que ocupa metade da área da propriedade. São pecuaristas que fazem aproveitamento dos insumos.
Tradição e tecnologia

Luiz Roberto Saafeld é o proprietário do Frigorífico Coqueiro e também da Fazenda Pérola Negra, em São Lourenço do Sul, que também visitamos com o Confina Brasil. O foco da propriedade é a intensificação, em uma combinação de tradição com tecnologias modernas.
Outra característica essencial é a verticalização. O empresário produz e abate o gado, em busca da alta produtividade na fazenda e o melhor aproveitamento no frigorífico, que faz parte do programa Carne Angus Certificada.
É um exemplo importante da pecuária intensiva do Rio Grande do Sul, a pecuária é total, tanto no solo, manejo do pasto em sistema neozelandês, gado, até no aproveitamento da terra.
Pra você se localizar!

Na terça-feira, dia 22 de junho, o Confina Brasil visitou propriedades em Capão do Leão, Farroupilha e São Sebastião do Caí. Dia 23, quarta-feira, passamos em Cachoeira do Sul e Dom Pedrito.
Já estamos rodando pelo Rio Grande do Sul. Confira o cronograma da 1ª Rota na íntegra:
22 de junho: São Sebastião do Caí, Farroupilha, Capão do Leão (RS)
23 de junho: Cachoeira do Sul e Dom Pedrito (RS)
24 de junho: São Sepé, Cachoeira do Sul e Uruguaiana (RS)
25 de junho: Santiago e São Borja (RS)
28 de junho: Ibicaré e Videira (SC)
28 de junho: Santa Barbara do Sul e Chapada (RS)
29 de junho: Frederico Westphalen (RS)
29 de junho: Treze Tílias e Sul Brasil (SC)
30 de junho: Salto Veloso, Macieira, Jardinópolis (SC)
30 de junho, 1 e 2 de julho: Campo Erê (SC)
01 de julho: Palmas e Coronel Vivida (PR)
02 de julho: Coronel do Iguaçu, São João, Pato Branco (PR)
5 de julho: Esperança Nova, Cascavel (PR)
5 e 6 de julho: Umuarama (PR)
6 de julho: Santa Mônica, Santa Tereza do Oeste, Braganey (PR)
7 de julho: Loanda, Marilena, Terra Rica, Boa Ventura de São Roque, Luiziana (PR)
8 de julho: Mandaguari, Barbosa Ferraz (PR)
8 e 9 de julho: Paranavai (PR)
A missão Confina Brasil 2021

Vamos viajar por 11 estados, visitar 120 propriedades e atualizar de forma remota os dados dos confinamentos visitados em 2020, totalizando a pesquisa em 14 estados. O estudo ao todo, complementa as informações de propriedades responsáveis pela terminação de mais de 2 milhões de bovinos em confinamento.
Nossa rotina é compartilhada no Instagram @confinabrasil. Segue a gente lá e vê se não fica perdido no mapa. #issoéconfinabrasil.